Uno (jogo de cartas)
O objetivo do jogo é ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na sua mão, utilizando ao mesmo tempo todos os meios possíveis para impedir que os outros jogadores façam o mesmo. Para isto são utilizadas todas as cartas, via mudança de cor, obrigando os outros jogadores a apanharem mais cartas ou retirando-lhes a vez. Quando um jogador fica com apenas uma carta na mão, este deve dizer "UNO".
* 19 cartas [azuis] - de 0 a 9;
* 19 cartas [verdes] - de 0 a 9;
* 19 cartas [vermelhas] - de 0 a 9;
* 19 cartas [amarelas] - de 0 a 9;
* 8 cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
* 8 cartas “Salta” - duas de cada cor;
* 8 cartas “Inverte” - duas de cada cor;
* 4 cartas “Muda de cor”;
* 4 cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”
No início do jogo, cada jogador recebe 7 cartas. As restantes cartas são deixadas no baralho que deve ser posicionado ao alcance de todos os jogadores, com a face "UNO" virada para cima. A carta do topo do monte é virada e colocada sobre a mesa com a face colorida (númerica) virada para cima.
Jogar
O jogo começa no sentido dos ponteiros do relógio. Aquele que fica à esquerda de quem distribuiu as cartas é o primeiro a jogar. Para isso, deve ser jogada sobre a carta virada anteriormente uma que seja da mesma cor ou contenha o mesmo símbolo/número. Por exemplo: se a carta virada é um 2 vermelho, poderão apenas ser jogadas cartas com o número 2 ou cartas de cor vermelha.
Caso seja jogada uma carta "Bloquear", o próximo jogador fica sem jogar. No caso de ser jogada uma carta "Inverter", o sentido de jogo inverte-se (começa-se a jogar, como foi dito, no sentido dos ponteiros do relógio. Se for colocada uma carta "Inverter", jogar-se-á em sentido inverso). As cartas "Compre Duas Cartas" podem ser jogadas, neste caso, o jogador posterior ao que jogou a carta perde sua vez e compra duas cartas.
Pode-se ainda jogar uma carta que muda a cor; estas podem ser colocadas durante qualquer momento do jogo, independentemente da carta que se encontra no topo do monte de cartas jogadas.
Em último recurso, quando na mão do jogador não há nenhuma carta da mesma cor/número da que está por cima no monte, pode ser usada uma carta que muda a cor e que obriga o jogador seguinte a perder a vez e a retirar 4 (quatro) cartas do baralho. No entanto, se o jogador prejudicado desconfiar que o jogador que jogou a carta referida está a fazer "bluff" (ou seja, o jogador possui outras cartas que poderiam ser jogadas), o jogador que jogou terá que apanhar as 4 cartas mais 2 adicionais, mudando a cor e perdendo a vez.
Se o o jogador não tiver em sua mão nenhuma carta que possa ser jogada, ele deve comprar uma carta da pilha. Caso essa carta seja do menmo número/cor da carta virada na pilha de descartes, pode jogá-la. Caso não, deve segurá-la em sua mão e passar a vez.
O jogo continua assim até que um jogador não tenha mais nenhuma carta. Quando o jogador descartar sua penúltima carta, ele deve dizer "UNO!" sob penalidade de comprar duas (ou quatro) cartas. Porém, caso o jogador não diga "Uno", e o próximo jogador faça sua jogada, o jogador com uma carta nas mãos está livre da penalidade. Ele deve descartar toda a sua mão, e quando isso acontece, existem duas vertentes:
1. O jogador que terminou sai do jogo, e os que ficam, terminam a partida até ficar apenas um jogador com cartas.
2. Contam-se os pontos de cada jogador segundo a descrição seguinte:
Cartas de 1 a 9: valor valor numérico da carta
Cartas 0 (zero): sem cotação
Cartas "Inverter", "Retire 2 (duas) Cartas" e "Passar A Vez": 20 pontos
Cartas Especiais: 50 pontos
Anotam-se os pontos de cada jogador e o primeiro a atingir uma pontuação definida no ínicio do jogo perde o jogo, sendo que o jogador com menos pontos é o vence o jogo.
Somam-se os pontos de todos os jogadores e estes são atribuídos ao jogador que venceu a ronda. O primeiro a atingir uma determinada pontuação ganha o jogo.